Felipe Massa…

O Cavalo Paraguaio?

Tema sugerido pelo leitor Fredy Lopes via Facebook.

Preliminarmente é necessário dizer o significado de Cavalo Paraguaio, portanto, segue a definição da brilhante enciclopédia Wikipédia:

Cavalo paraguaio é uma gíria utilizada para designar equipes ou jogadores que tenham uma boa atuação no começo de um campeonato, ou mesmo em uma partida, e a seguir decaem de modo a serem superados pelos demais.

Bom, se eu considero Felipe Massa um cavalo paraguaio? Não.

Como disse em posts anteriores, acredito que haja certa cobrança quanto aos pilotos brasileiros, ou melhor, esportistas brasileiros. Cobrança excessiva a meu ver.

Felipe Massa já está no circo da F1 há 10 anos e, embora alguns pensem que sua carreira começou na Ferrari, seu início se deu na Sauber, em 2002. Massa possui em seu currículo 11 vitórias, sendo dono de, aproximadamente, 10% das vitórias brasileiras na F1, não é pouca coisa.

Vejo, na torcida brasileira, certa intolerância para com Massinha, que foi vencedor duas vezes do Grande Prêmio do Brasil e chegou a ser vice-campeão de F1 em 2008. Ora, um piloto que vence corridas e obtém o título de segundo melhor do mundo é zoado e subestimado? Infelizmente isso ocorre bastante e, sinceramente, creio não ser nem só o “costume de vencer” adquirido com Ayrton Senna e Piquet. Acredito que essa situação é derivada da moda e, infelizmente, vem sendo há um bom tempo. É praticamente certo que falem mal dos pilotos brasileiros, mas ao perguntar o motivo, muitos dizem ser, simplesmente, porque ele “nunca ganha”.

Repito, Massa é responsável por 10% das vitórias brasileiras na F1 (assim como Rubens Barrichello). Nunca ganha?

Verdade seja dita, Felipe Massa tem enfrentado um grande problema em sua carreira, o jejum de vitórias, que o acompanha desde o Grande Prêmio do Brasil de 2008, ocasião em que quase foi campeão mundial. Teria o “quase campeonato” afetado sua cabeça? Teria a famosa “molada”, que o deixou longe das pistas por meses, afetado sua cabeça? Creio que isso tudo afete, mas o maior problema de Massa parece ser outro…

Fernando Alonso.

O espanhol chegou à Ferrari em 2009, ano do retorno de Massa às pistas. Chegou “chegando”, com grande apoio do Banco Santander, espanhol também. Ora, façamos a matemática, Um bicampeão chega à Ferrari; apoiado por um banco que, certamente, levou uma boa quantidade de dinheiro aos cofres de Maranello (Ferrari)… O resultado é certo, Alonso seria um grande adversário de Felipe Massa.

2012 tem sido um ano difícil para Massa. Seu carro é deficiente, seu companheiro é um dos melhores pilotos e a imprensa italiana (Ferrari) tem pegado no seu pé. Pode ser seu último ano na Ferrari. Espero, porém, que não seja seu último ano na F1, pois é um grande piloto e só de estar na F1 já é muito.

Resumindo, Felipe Massa já está na F1 há muito tempo, alcançou um grande resultado em 2008, já com seis anos de carreira. Acho que não pode ser considerado um Cavalo Paraguaio.

Felipe Massa no pódio da corrida em que venceu, mas perdeu o título mundial por 1 ponto de diferença.

Aos brasileiros que torcem…

Torçam pelo Massa, lembrem-se do final de 2008. Muitos disseram que ele era o melhor, que foi injustiçado. Lembrem-se disso e talvez possam voltar a torcer por aquele que nos deu alegria, sim, em manhãs de domingo.

André Ribeiro

Anúncios

2 respostas em “Felipe Massa…

  1. Em 2008 o Massa perdeu o título não pro Hamilton, mas pra própria Ferrari, que cometeu sucessivos erros como equipe, tanto por tentarem favorecer o Raikkonen no começo da temporada como por incompetência técnica.
    Exemplo maior: aquela corrida noturna, em Cingapura (Singapura?), quando o massa era o primeiro colocado de longe, muito londe, e o fizeram perder MINUTOS nos boxes por mandarem-no sair com a mangueira de combustível ainda presa ao veículo. Corrida, aliás, vencida pelo Alonso…

    • Todos cometeram inúmeros erros… Em uma corrida, Felipe Massa rodou seu carro. Não uma vez, não duas… salvo engano foram SEIS rodadas!
      Isso também conta!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s