Me diz aí, Galvão! – Pneus

Galvão, me diz aí! O que são esses famosos pneus macios e pneus duros?

Começa assim a série de posts sobre as coisas que Galvão Bueno fala e que alguns não entendem… (ainda estou em dúvida sobre o título… Racing for Dummies ou Me diz aí, Galvão?).

Como pode um pneu ser macio/mole ou duro? No meu carro, quando está mole é porque precisa calibrar ou furou! É isso?

Não, não é isso!

Primeiramente, é necessário dizer que os pneus usados nos carros de F1 e Indy, em nada têm a ver com os pneus que são usados nos carros de passeio (de rua). Os pneus dessas categorias (e de outras também) são preparados especialmente para corrida e tem um desempenho muito melhor (mais macios), porém, são menos duráveis.

Em 2011, nos boxes da Indy, conversei com um mecânico que estava trabalhando nos pneus que, aparentemente, estavam intactos. Ele retirava uma peça utilizada para o balanceamento do carro e perguntei o que ele estava fazendo. O mecânico foi sucinto e me disse que estava preparando para ‘jogar fora’, ou melhor, devolver para a fabricante. O pneu já não servia mais para correr; Perguntei, também, quanto durava um pneu daqueles: 100 milhas, salvo engano! Ou seja, 160 quilômetros apenas!

Um pneu para carros de passeio dura de 25 a 70 mil quilômetros. É uma diferença considerável.

Mas o que é essa porcaria de pneu macio?

Pneu macio é aquele que tem o melhor desempenho, porém menor duração. Necessita de menos tempo para atingir a temperatura ideal de funcionamento.

Pneu duro é aquele com maior duração, mas pior desempenho. Necessita de mais tempo para atingir a temperatura ideal de funcionamento.

Na F1, em 2012 existem seis tipos de pneus para a temporada:

Super Macio, Macio, Médio, Duro – estes para pista seca.

Macio

Super Macio, Macio, Médio, Duro, Intermediário, Chuva.

Intermediário (pista molhada) e Chuva (geralmente para chuva intensa).

Na Indy existem três tipos de pneus:

Macio, Duro e Chuva.

Macio, Duro, Chuva.

Deu para ter uma noção sobre os pneus? Vale a pena lembrar que quanto maior a aderência dos pneus, melhor seu desempenho! Quanto maior a superfície de contato, maior a aderência! Pneus slicks (lisos) tem melhor rendimento, se comparados aos com sulcos.

 

André Ribeiro

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Uma resposta em “Me diz aí, Galvão! – Pneus

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