O que esperar dos brasileiros na Indy500?

Rubens Barrichello, Bia Figueiredo, Tony Kanaan, Hélio Castroneves…

O que podemos esperar desses aí?

Certamente farão de tudo para conseguir uma vitória, mas será que têm reais chances?

Há alguns dias, postei no blog um link para assistir os treinos da Indy500 na internet. Não só postei, acompanhei os treinos também. Não sou nenhum expert, apenas gosto da coisa e procuro entender cada dia mais a respeito dos carros que correm a incríveis 330km/h!

Sinceramente, acho que o brasileiro com mais chances de uma vitória é Hélio Castroneves. Já venceu a clássica corrida três vezes e quer se igualar a nomes clássicos e ‘imortais’ dentro da Indy! Ora, alguém que vence três vezes as 500 milhas de Indianápolis, provavelmente, sabe os macetes da pista. Necessário é, porém, dizer que os carros da Indy mudaram, e é novidade para todos. O acerto será diferente, os motores estão diferentes. Ainda acho que ele encontrará um bom caminho. Cabe dizer, também que sua equipe é uma das melhores da Indy. Penske foi a equipe que já deu três vitórias a Hélio na Indy500 e é a grande vencedora das corridas neste ano. Se fosse para apostar, creio que a aposta mais segura é no Helinho.

Além da Penske, a Andretti Autosport é uma ótima equipe também, mas creio estar um pouco atrás de Penske e Ganassi. Quem competirá pela Andretti será Ana Beatriz, como é chamada pelos americanos. Para nós, Bia Figueiredo.

Bia venceu sua primeira corrida na Indy Lights (categoria de acesso à Indy) num oval. Temos de considerar isso. Porém, Bia não teve dois bons anos na Indy500. Em 2010 terminou em 21ª e em 2011 em 24ª. Corria por uma equipe pior, é verdade, mas não sei quais são as chances reais de Bia vencer, considerando, ainda, que Bia apenas está participando de algumas provas no campeonato, não sendo, nem de longe, a piloto principal do time.

Falando em piloto principal, temos Tony Kanaan. Um ‘figuraça’. Os americanos o adoram e, em geral, os brasileiros também. Kanaan já foi campeão da Indy e, portanto, já venceu inúmeras corridas. Quatorze ao todo. Sobre Indy500, acredito que Kanaan esteja com sede de vitória. Bateu na trave em 2004, chegando em segundo lugar. Este ano, porém, sua equipe (KV Racing) está abaixo de Andretti, Penske e Ganassi. Kanaan terá que trabalhar bastante para conseguir bons tempos e fazer uma bela corrida.

Por último, mas não menos importante, Rubens Barrichello. Grande piloto, com um currículo maravilhoso. Sim, considero o currículo de Rubinho maravilhoso, afinal, quem não gostaria de ter no próprio currículo anos e anos na melhor empresa do mundo no ramo? É assim que vejo o recorde de Rubens na F1. 

Mas, como estamos falando de Indy500, vamos lá. Rubinho nunca correu em um oval. Há uma semana não tinha dado nenhuma volta numa pista oval, mas chegou com vontade. É certo que vontade não é tudo. Vontade é muito bom, mas não ganha corrida, infelizmente. Barrichello, além dessas dificuldades, está correndo pela KV Racing também e, embora tenha como tutor, Tony Kanaan, aprender a correr num oval não é tão simples assim. Indianápolis então…

Mas creio que Rubinho consiga correr nesse tipo de pista. Requer adaptação, porém. O que me deixa intrigado é ver que sua equipe quase não tem usado os treinos para rodar com o carro de Rubens. Hoje, por exemplo, Rubinho deu um bom número de voltas, cinquenta. James Jakes, por sua vez, deu cem voltas. Quem será que teve mais chances de aprender?

Enquanto finalizava o post a pista da Indy se encheu e…

Rubens Barrichello teve sua primeira experiência com pista cheia. Pegou vácuo, ultrapassou, foi ultrapassado. O narrador oficial da Indy disse, aliás, que Rubens levará algumas corridas para se adaptar, mas ‘believe’… Rubens ainda será um grande competidor na Indy.

Resta a nós, brasileiros torcedores, que torçamos por nossos pilotos. Eu tenho meus dois favoritos para torcer: Rubinho e Kanaan. Sei que as chances deles não são tão grandes assim (Kanaan tem, a meu ver, mais chances). Anderson Marsili, assessor de Rubens e Kanaan, postou no Facebook que as pessoas podem estar se enganando sobre o resultado dos treinos. Disse que muitos irão se surpreender. Torço para que ele esteja certo!

Preparem o controle remoto, o computador, a coca cola e o que mais quiser!

Aí vêm as 500 milhas de Indianápolis!

 

André Ribeiro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s